sexta-feira, 11 de junho de 2010

Noite e Nevoeiro - Bem-Vindos ao Inferno





Documentário realizado pelo grande cineasta francês Alain Resnais. Trata-se de um filme que retrata a doentia realidade dos Campos de Concentração Nazi e do Holocausto. Imagens de arquivo a preto-e-branco contrastam com as cenas filmadas por Alain Resnais numa cor esperançosa. O realizador dirigiu-se a campos de concentração da Polónia e da França para filmar os locais onde, dez anos antes, haviam ocorrido atrocidades horríveis.

A tristeza do narrador contrasta de forma brilhante com as imagens de destruição e mortandade. É um filme muito triste e deprimente que nos faz perceber quão cruel pode ser o homem. Imagens muito perturbadoras de pessoas mortas, contorcendo-se a tentar fugir através do arame farpado. Perto do fim do filme vemos vários oficiais dizendo que nada sabem dos crimes...Pois...se eles não sabem, quem sabe? São essas as questões com que nos confronta o narrador...há imagens do que aconteceu...imagens eternamente gravadas...imagens que encerram em si poderosas provas da loucura a que o homem pode chegar...Alain Resnais levanta a possibilidade de uma repetição da catástrofe.

Pessoalmente acredito que é possível haver um novo Holocausto...As pessoas continuam cegas e facilmente influenciáveis....Se aparecer um líder louco e destemido como Hitler e alguém lhe der ouvidos acho altamente provável que haja uma nova catástrofe...aliás o homem, como espécie parece particualr predisposto para a guerra, para as quezílias, para o ódio, para o caos, para a destruição, para a alienação, para o preconceito...

Noite e Nevoeiro é um filme muito profundo que nos confronta com questões interessantíssimas....

10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário