sábado, 14 de agosto de 2010

Morreu Bruno "Stroszek"

Bruno em A Canção de Bruno S.

O actor Bruno Schleinstein faleceu ontem a 11 de Agosto de 2010. Actor não profissional cuja vida miserável serviu de inspiração à personagem que Herzog criou para o filme A Canção de Bruno S. (1977), que conta a história de um desgraçado alemão que parte para os Estados Unidos da América em busca de melhores condições de vida…


Espero que Bruno S, um homem que admiro imenso, consiga encontrar na morte a paz que nunca teve em vida. Durante a sua infância, Bruno, era constantemente espancado e vivia em instituições para doentes mentais. Era um músico autodidacta que tocava em vários sítios para ganhar algum dinheiro. Depois de ser visto por Werner Herzog no documentário sobre os músicos de rua de Berlim Bruno der Schwarze – Es blies ein Jäger wohl in sein Horn, realizado por Lutz Eisholz em 1970, a sua vida iria mudar. Herzog, sempre interessado em pessoas que vivem em condições de vida fora do normal, decidiu contratá-lo para representar Kasper Hauser, um personagem semelhante a Bruno S, visto ser um adulto que, em criança, vivera afastado do mundo “real”. O facto de Bruno S não ter nenhuma experiência como actor não foi entrave para a sua contratação. A segunda colaboração de Schleinstein com o cineasta resultou num dos melhores filmes de todos os tempos: A Canção de Bruno S. Filme cujo argumento fora escrito em 4 dias especialmente para Bruno S. Esta obra-prima do cinema é muito biográfica e retrata claramente a vida de Bruno Schleinstein. Herzog é muitas vezes acusado de ter explorado o homem, mas o que é certo é que o resultado final foi espantoso.

Bruno Schleinstein em O Enigma de Kasper Hauser


Uma coisa muito interessante que Bruno S dizia era que ele transmitia as suas canções, não as cantava.

Aqui http://www.youtube.com/watch?v=PcRlZlD4nUg pode ser visto um excerto do filme A Canção de Bruno S. Neste fragmento de filme pode-se ver a habilidade que Bruno tinha para tocar Glockenspiel.

Mais informações sobre Bruno S http://thethoughtexperiment.wordpress.com/2010/08/11/rip-bruno-schleinstein-bruno-s/

Uma galeria com desenhos de Schleinstein: http://www.no-art.info/bruno_s/drawings.html

Esperando que Bruno Schleinstein nunca caia no loch der vergessenheit (fosso do esquecimento)…

R.I.P. Bruno “Stroszek”

Sem comentários:

Enviar um comentário