quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mestres do Cinema

Embora o meu conhecimento sobre cinema seja muito pouco vasto...já vi muitos filmes, e considero-me fã, dos seguintes realizadores:

-Stanley Kubrick, do qual vi toda a obra a partir de "Um Roubo no Hipódromo". Acho-o um génio do cinema...sem dúvida o realizador cujo estilo mais admiro. Tinha uma visão do mundo muito pessimista, relativamente parecida com a minha...Realizou o meu filme preferido, "2001: A Odisseia no Espaço", uma obra que quebra todas as barreiras do cinema...Kubrick tem muitos outros filmes de cotação máxima: "Laranja Mecânica", "Dr. Estranho Amor", "The Shining", "De Olhos Bem Fechados", "Barry Lyndon", "Horizontes de Glória". Trata-se, sem dúvida de um dos grandes Mestres do Cinema...

-Werner Herzog. Este é o realizador de que gosto mais (Kubrick é melhor na minha opinião...mas eu gosto mais de Herzog...). Selvagem, muito humano e grande pensador, Werner Herzog destaca-se pelo seu gosto pelo lado romântico. Muitos dos heróis de Herzog são rejeitados da sociedade, pobres coitados, mas sempre pessoas profundas e estranhamente inteligentes...Um grande exemplo disso é Stroszek, a personagem principal de "A Canção de Bruno S", um homem perturbado e excluído, mas estranhamente inteligente. Este filme tem o final mais espectacular de todos os filmes que vi (a galinha que dança!)...Outro filme de Herzog que fala de uma pessoa estranha e afastada é "Grizzly Man" que fala sobre Timothy Treadwell, um activista meio louco que passa o tempo da sua vida isolado com os ursos no Alasca.
Este lado o romântico e a forma extremamente selvagem de fazer cinema fez com que me tornasse grande fã de Herzog que parece defender a minha filosofia: "A melhor forma de aprender é viajar...conhecer...".
Vi cerca de 30 filmes de Herzog...dos 50 que fez....

-Luis Buñuel. Rapidamente se tornará no meu realizador preferido...Louco, anti-religioso, polémico, subversivo e genial..Quando vir mais três ou quatro dos seus filmes vai tornar-se no meu realizador preferido....
Viridiana é genial e tem das imagens mais potentes do cinema....A Coroa de Espinhos a arder...simplesmente maravilhoso...

-Woody Allen. Gosto muito das personagens que Allen cria. Inseguros, mas inteligentes os neuróticos nova-iorquinos de Allen são sempre muito bem humorados...."Annie Hall" é a sua grande obra-prima...

Outros realizadores de que gosto, ainda que conheça uma pequena parte da sua obra:
-Akira Kurosawa ("Os Senhores da Guerra" é o meu segundo filme preferido...)
-Orson Welles (à data só vi "A Sede do Mal" , que é genial...)
-Milos Forman
-Robert Altman
-Roman Polanski
-Alan Parker (que realizou o sublime "Pink Floyd: The Wall", um filme surreal sobre a dimensão humana e o sentimento de falta...)
-François Truffaut
-Alfred Hitchcock (conheço grande parte da obra, percebo por que lhe chamam o grande mestre do cinema, mas não gosto muito dos filmes dele...acho-o sobrevalorizado...)
-Sergio Leone
-João César Monteiro
-Francis Ford Coppola

é raro não gostar de um realizador...mas não vou muito à bola com estes:
-Clint Eastwood (é talentoso à brava, mas os reaccionários não me agradam e o "Clint-Clint-Bang-Bang" é da ala direita...)
-Steven Spielberg (tal como Eastwood é talentoso, mas só vê o verdinho das notas à frente)

Claro que há realizadores que são verdadeiramente maus (=sem talento), mas desses não vou falar...

Os que não conheço...:
Pier Paolo Pasolini
Vittorio deSica
Miklós Jancsó
Chris Marker
Satyajit Ray
Federico Fellini (verei 2 ou 3 em breve...)
Luchino Visconti
Andrei Tarkovsky
Peter Bogdanovich
Manoel de Oliveira
Wim Wenders
Rainer Werner Fassbinder
Jean Cocteau
Andy Warhol
Ingmar Bergman
Jean-Pierre Melville
Carl Dreyer

....

Lista que se prolonga e me embaraça como cinéfilo...
Há muito "trabalho" (do que gosto) para fazer....!

2 comentários:

  1. Eu não gosto de generalizar no que diz respeito a realizadores, já que cada um tem a sua importância, mas há um que me chama bastante a atenção: Samuel Fuller.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Samuel Fuller...Já ouvi falar, mas nunca vi nada...tenho que adicionar à lista...

    ResponderEliminar