terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Que Stanley Kubrick acha de "A Lista de Schindler"...


Quando lhe falaram de "A Lista de Schindler" e do Holocausto, Stanley Kubrick afirmou de forma categórica:
Think that was about the Holocaust? That was about success, wasn't it? The Holocaust is about six million people who get killed. 'Schindler's List' was about six hundred people who don't!

Traduzindo: Acham que é sobre o Holocausto? É sobre o successo, não acha? O Holocausto é sobre seis milhões de pessoas que morreram. "A Lista de Schindler" é sobre seis mil que sobreviveram!

Pessoalmente acho que Kubrick exagera nas suas críticas, mas percebo perfeitamente o que ele quer dizer. Steven Spielberg aborda o tema de modo demasiado positivista para o gosto de Stanley Kubrick, que certamente perferiria um filme ainda mais deprimente e realista sobre os horrores dos Campos de Concentração...

1 comentário:

  1. Descobri hoje o teu blog, e só por teres Kubrick como homenageado mereces os meus parabéns. Ele é um dos meus cineastas de eleição, um dos génios do cinema americano.

    Concordo contigo. Apesar da extremidade da afirmação de Kubrick, entendo que ele a considere sobre a sobrevivência, mas não se fica por aqui. É uma obra-prima sobre a derradeira condição humana, que consegue, depois de todo o choque dramático, consegue deixar um enorme hino à sobrevivência.

    Fica o convite para conheceres o meu blog: CineGlam7.

    Cumprimentos,

    Gonçalo Lamas

    cineglam7.blogspot.com

    ResponderEliminar